quarta-feira, 25 de julho de 2012

FESTA DA AFA: 'Remember me' in terceiro Baile da Saudade

Por José Cícero*

Foi tão magnífica a apresentação dos Trepidant’s durante o 3º Baile da Saudade na noite do último sábado(21) em Aurora que, a bem da verdade e, notadamente por um dever de justiça, diria que apenas uma referência noticiosa não seria o bastante para dizer de toda a emoção e do contentamento provocado em todos os que tiveram o prazer de participar do evento organizado pela AFA.
Os irmãos pernambucanos do Recife estavam por assim dizer, numa noite das mais inspiradas e mesmo sem seu líder maior, Vicente Jr - agora em carreira solo, o grupo recifense realizou uma performance deveras impecável. Antecedido que foi pelo bom forrozeiro Diassis Martins que igualmente fez ótima apresentação.

É certo dizer, no entanto, que Os Trepidant’s pelos estrondosos sucessos que emplacou no passado de gerações inteiras, dispensaria qualquer comentário a mais, sobretudo de feitio saudosista ou algo mais que o valha. Porque são poucos os que não recordam das suas músicas, tanto em inglês quando no idioma pátrio. O que nos levaria inapelavelmente também aos Pholhas, Carbonos entre outros que investiram como êxito no mesmo gênero musical. Hits inesquecíveis do naipe de 'Remember me', San Francisco River, My flaming Love, Everytime, dentre outros. E apenas para não ser injusto, as mais recentes dos anos 80 como Vadiar, Lua dos namorados, Foi demais etc.

Contudo, por oportuno, refiro-me exclusivamente a forma pela qual a banda(noutros tempos chamaríamos de conjunto) se apresentou em Aurora. O que decerto, não precisaria de mais nada de acréscimo. Porém, quem esteve lá teve o raro prazer de conferir um show dos mais primorosos com direito a ouvir e dançar outras canções de grupos internacionais e brasileiros que marcaram época, além de Pholhas, Renata, The Fevers apenas para citarmos alguns dos anos 60, 70 e 80.
A apresentação dos Trepidant’s não nos alegrou apenas pela performance da noite, que diga-se de passagem – foi algo impecável e irretorquível. Mas, sobretudo e principalmente pela constatação inequívoca de que o bom-gosto musical ainda sobrevive, mesmo a duras penas, não somente nos que tiveram a felicidade de curtir a banda nos anos áureos da sua carreira, mas inclusive junto aos neófitos da atualidade(leia-se os jovens). Na festa de sábado, foi possível percebermos isso diante da emoção e do contentamento de todos os que estiveram no clube das samaritanas. Algo que nos anima a acreditar que a música boa do Brasil não haverá de morrer tão fácil diante da avalanche atual do forró descartável, pobre, antipoético, criminoso e imoral. Assim como de um outro pseudogênero, que talvez por absoluta falta de um nome – o chama de sertanejo universitário e por aí vai. Modismo que como tantos outros que já surgiram haverá de passar igualmente sem deixar nenhuma saudade.

A emoção contagiou a todos diante do repertório apresentado naquela verdadeira noite de gala. A boa aceitação verificada também junto a juventude presente, representa um bom sinal, além de uma prova de que não se pode gostar daquilo que não se conhece...
Como nos velhos tempos, como a partir de agora e daqui para frente, afinal de contas como é comum também na música – Nunca é demais sonhar. Manter acesas as chamas das esperanças, relembrar os momentos idos, matar saudade e acreditar na utopia de dias melhores, dado que a poética musicada também nos serve para isso. Por fim, diria que após termos ouvido, cantado e dançado pra valer com as músicas dos Trepidant’s, também saímos do Baile da Saudade um pouco mais felizes, contentes, animados e rejuvenescidos, inclusive espiritualmente...
Parabéns a todos da AFA pelos dois dias de maravilhosas comemorações festivas. Algo que muito valoriza ao passo que engrandece toda a sociedade aurorense. Pena que a vida passa célere como ventos a carregar nossos momentos para a eternidade. De modo que agora, tudo já passou a ser saudade...
Parafraseando a inesquecível canção dos Trepidant’s, direi apenas - Remember me! E que nos venha o quarto encontro dos filhos e amigos de Aurora em sua versão 2013.
........................................................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato

-----------------------------
COMENTÁRIOS DO PROF. LUIZ DOMIMGOS DE LUNA -

Gostaria de deixar claro para o povo de Aurora que o professor José Cicero da Silva é um defensor intransigente da cultura, da literatura e da civilidade aurorense. Militou no nascimento da internet para a divulgação primeira, da Terra do Menino Deus o que fez com brilhantismo e Maetria, Criou o jornal Enfoque Municipalista danto cores ao processo educativo e político de Aurora como um fato social e histórico.
Publica o Senado Federal o livro de Poesias: Ecos da Saudade uma coletânea de poesias que engrandece a literatura poética brasileira, resgata em livro histórico e de sua autoria, a vida do Sindicato do Trabalha Rurais de Aurora pela passagem de seus 40 anos; Editor da 'Revista Aurora', Revista de cunho histórico e cientifico, hoje livro base para estudo da Igreja Rural Laica no Sitio Carro quebrado conhecido pelo nome de cemitério da Bailarina.
Fez o tombamento do primeiro prédio feito em alvenaria na cidade de Aurora - Sobradinho do Coronel Xavier de Souza - fundador de Aurora. Resgatou as andanças dos penitentes da Ordem Santa Cruz sem excluir o rei do Cangaço Lampião.
Trouxe o Cariri Cangaço para Aurora, que verdade seja dita, antes de José Cícero, Lampião não versava em livros sobre as suas pegadas nas terras salgadinas e agora, no instante já, o lançamento do livro 'Abstrações do Acaso' mais uma pérola para a literatua poética da arte de fazer poesia no meu querido Brasil.
Prezado amigo e irmão como não tenho grandeza material para lhe retribuir lhe outrogo o titulo de Anjo de Luz guardião da história de Aurora.
De seu fiel amigo,
Luiz Domingos de Luna.
......................................

LEIA MAIS EM:

WWW.cariricangaco.com

www.jcaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.cariridefato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo ao nosso Blog Literário