sábado, 4 de maio de 2013

Um pouco de POESIA porque hoje é sábado - Por José Cícero


 O PREÇO DE UMA SAUDADE...

Ninguém sabe ao certo quanto custa de fato uma saudade. Como ao certo, penso que nunca ninguém o saberá o quanto valerá. Isso porquer toda saudade é única, imorredoura e singular. Um sentimento íntimo que conservamos para todo o sempre.
Afinal de contas, se assim não o fosse, tão latente e tão particular não seria saudade. De modo que deve ser muito triste para os que não tem motivos e nem razões algumas para sentir saudade.
Penso que  sem memória e sem lembranças a vida perderá um pouco do seu natural encanto ao passo que também perderá o seu sentido.
É sempre bom sentir saudades. Coisa que a meu juízo, a nossa própria identidade histórica só pode ser verdadeira quando é formada de memórias. Por isso mesmo julgo ser deveras muito triste não ter porquê sentir qualquer saudade pela vida.
Portanto, se acaso me perguntarem qual seria o preço exato de uma saudade, direi apenas que nenhuma saudade poderá sem medida e, muito menos ter seu preço justo. 
Saudade é remissão dos nossos inesquecíveis momentos. Quem sabe um verdadeiro estado de espírito. Ou ainda um reviver de velhos acontecimentos. Um indicativo assaz psicológico através do qual Sonhamos o passado, invariavelmente, sempre no futuro do presente. 
Tudo o que é saudade é eterno. Instantes revividos e conservados no âmbar dos tempos. Cubos de gelos que se mantêm guardados indefinidamente, muito além do tempo em nossos pensamentos. Saudade: memórias de momentos idos que nunca mais nos esquecemos.
Não há preço que nos pague uma saudade. Posto que o valor exato de uma saudade, não está em si mesmo, mas dentro de nós, talvez naquilo que poderíamos denominar de "moeda do sentimento'. O valor da saudade está em nós e não no materialismo insosso "coisificado" deste capitalismo venal que chamam de  pós-moderno.
Sempre será bom e necessário sentir saudade nestes tempos, que a rigor,  cultuam o efêmero e que por isso mesmo, são tidos como "desmemoriados".
Toda saudade é um acontecimento preciso, fantástico que a um só tempo beira o concreto e o inacreditável. Quem sabe, o preço da saudade seja tão somente puder senti-la o mais profundamente possível e assim, tentar ser feliz por conta disso?
Eis a grande razão para que possamos a todo custo e a qualquer preço sentir saudade.
 ----------------
(*) José Cícero
Secret´rio de Cultura e Turismo
Aurora - CE.
Inédito(2013)
Foto ilustrativa:  mundo-das-poesias.blogspot.com.br

LEIA MAIS EM:
e no Faceboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo ao nosso Blog Literário